MANUAL
Mesa Aquecida
240x240mm 127/220V
COM USO DE RELÉ SSR OU MOSFET

MANUAL DE INSTALAÇÃO FÍSICA

 240x240mm | 127/220V 

Existem duas formas de ligar a mesa: Ligando os fios direto na tomada ou na entrada da fonte de alimentação como vamos explicar abaixo. 

Obs.: Recomendamos relés da marca NOVUS. Qualquer outro relé chinês que tenha menos de 40A  faz com que a mesa perca a garantia caso o relé travar e queimar a mesa devido a má qualidade e falsificação. A nossa mesa maior consome aproximadamente 5A, então se você utilizar um relé SSR falsificado de 10A por exemplo, esse relé terá  componentes que, muitas vezes, não chegam a 30% da especificação, ou seja, ele não irá aguentar nem 3A, então deve ser usado relé SSR de 40A, pois mesmo que seja falsificado, ele vai aguentar os 5A da mesa já que seus componentes internos aguentam até 12A (se abrir qualquer relé da Fotek, comprado no mercado livre, vai ver que seus componentes internos são pra 12A).

LIGANDO A MESA NA TOMADA

Sempre que possível, passe o fio FASE da tomada de energia pelo relé SSR, assim evitará que a mesa fique energizada quando estiver desligada. 

O fio NEUTRO da tomada vai direto na mesa. Em regiões onde a força é 220V com dois fio FASE, o segundo fio faz a função do NEUTRO, citado acima. Nesse caso vale lembrar que a mesa vai estar sempre energizada, por isso evite colocar as mãos na mesa sem o vidro. 

A mesma situação se aplica em casos onde o cliente não consegue identificar qual é o fio FASE e qual é fio NEUTRO. Nesses casos onde o usuário não tem certeza de qual fio é o fase e qual é o neutro pode usar dois relé SSR, um para cada fio, mas isso é opcional. Um disjuntor DR também é recomendável, mas não obrigatório (fica a seu critério comprar um e instalar, a Prelo 3D não dá suporte para instalação desse componente). 

Os pinos 1 e 2 do relé funcionam como uma chave liga/desliga, então é indiferente se o fio FASE entrar pelo pino 1 ou 2. Os pinos 3 e 4 do relé são ligados à placa da impressora. Caso o relé não ligar quando acionar a mesa observe se os pinos 3 e 4 estão ligados de forma invertida. A mesa não tem o fio FASE ou NEUTRO pré-definido, é de escolha do cliente ligar onde achar melhor. 

LIGANDO A MESA NA TOMADA.png

LIGANDO A MESA NA FONTE

Outra forma de ligar a mesa é usando a entrada da fonte onde tem os fios que vem da tomada (L N).

 

Atenção: A entrada da fonte (L N) equivale a ligar a mesa na tomada, a diferença é a economia de cabos e a praticidade para ligar como citamos anteriormente. Ao ligar dessa forma deve-se ter cuidado para que os cabos que ligam a fonte na tomada sejam de no mínimo 2.5mm.

Fique atento a isso, pois alguns usuários confundem a entrada da fonte com a saída de 12V.

LIGANDO A MESA NA FONTE.png

ESPECIFICAÇÕES DO RELÉ SSR

Para ligações em 127/220V use um relé SSR DC/AC para a ligação da mesa. O relé precisa ter no mínimo 10A (10DA) para as mesas de 328x328 e abaixo, qualquer relé acima de 10A funcionará. As mesas maiores devem usar um relé de 40A. Se o relé for de procedência boa, utilize um relé de, no mínimo, o consumo da mesa mais uma margem de 30%, mas se for relé chinês deve seguir o que comentamos no início deste manual. Um relé DC/AC é igual ao mostrado na imagem acima, sendo que na parte inferior é VAC e na parte superior é VDC.

relé.png

Nota: O Relé SSR é um equipamento obrigatório na ligação das mesas 127/220V, a empresa não se responsabiliza por qualquer dano causado à mesa aquecida e nem cobre garantia quando utilizados relés da marca JOTTA e FOTEK abaixo de 40A. Qualquer relé desses citados acima pode ser falsificado, então não compre relé de 25A ou abaixo. Uma boa opção que funciona bem e tem procedência séria são relés da marca NOVUS.

ATENÇÃO:  Os modelos de mesa 127/220V devem ser ligados sempre contendo vidro sobre ela, apesar da mesa ter isolação nas trilhas essa isolação pode ser rompida com o tempo de uso, e sempre utilizar o fase no relé ssr. É de responsabilidade do usuário fazer essa ligação corretamente. Diante da possibilidade de crianças no ambiente que possam tocar na mesa, utilize um disjuntor DR, o valor é acessível e interrompe a entrada de energia da mesa antes de tomar choque.

 

MANUAL DE INSTALAÇÃO LÓGICA

 240x240mm | 127/220V 

Para ligação em 127V não é necessário fazer nenhuma configuração no firmware da impressora, bastando apenas fazer a ligação física e calibrar o PID. Se for este seu caso, feche este manual e volte para sua vida normal.

Para saber qual a tensão da sua mesa, verifique no seu pedido, ou então, no canto inferior esquerdo da mesa, inclinando a mesa contra a luz verá uma marcação em alto relevo, igual o modelo da foto abaixo:

modelo de mesa.jpg

Para modelos de mesa que são 127/220V, quando ligadas em 220V deve-se seguir atentamente este manual. Primeiro vamos explicar alguns motivos pelo qual as mesas devem ser configuradas seguindo esse manual quando utilizado 220v:  

 

Informação: A maior parte dos usuários usam mesas 127V, tornando inviável fabricar mesas aquecidas exclusivamente para 220V. 

Observação: Mesas de 127V podem ser configuradas para serem utilizadas em 220V, já as de 220V ficam somente para 220V, então quando o usuário utilizar uma rede 127V, ou instalar nobreak ou estabilizador, a mesa não iria funcionar se fosse exclusivamente para 220V. 

Ressaltando que nossas mesas são fabricadas para trabalhar dessa forma, não é qualquer mesa do mercado que pode-se aplicar essas configurações. 

Para isso o firmware tem um parâmetro chamado MAX BED POWER que se configurado como vamos explicar abaixo, diminui a frequência de saída de energia, permitindo assim controlar a quantidade de energia que chega até a mesa, para assim, ligar mesas de 127V em 220V. Este parâmetro você encontra no configuration.h (como exemplo estamos usando marlin).

===========================================================================

//============================= PID > Bed Temperature Control ===============

//===========================================================================

 

 */

//#define PIDTEMPBED

 

//#define BED_LIMIT_SWITCHING

 */

#define MAX_BED_POWER 255 // limits duty cycle to bed; 255=full current

Conforme dados acima, o valor de MAX BED POWER está 255. Esse valor varia de 1 a 255, quanto mais próximo de 1 menos energia vai passar para a mesa. No caso da mesa de 127V, para ligar em 220V vamos deixar o 255 em 127. Também é preciso retirar as duas // da frente de //#define PIDTEMPBED para que a configuração tenha efeito. Ao fazer isso e regravar o firmware, você poderá medir com multímetro na entrada da mesa e perceber que está chegando +/- 110V, apesar de estar usando 220V.

Isso não serve para qualquer mesa existente no mercado, porque nossas mesas são fabricadas para suportar essa mudança de tensão sem perder a vida útil.

ATENÇÃO: Caso não entenda a configuração acima, solicite o suporte através do e-mail: suporte@prelo3d.com.br.

Nota: Quando ligadas em 220V é recomendável vidro temperado para seu correto funcionamento ou se utilizar vidro comum use vidro de 5mm. Com o vidro comum ocorre muita quebra pelo fato dele ficar frágil quando aquecido. Alguns clientes relatam que usam vidro comum 4mm sem problemas de quebra, mas vale ressaltar que esse caso não se aplica a todos. Pode ser usada, também, uma chapa de alumínio, mas neste caso deve-se usar uma isolação entre a mesa e a chapa, porque com o tempo poderá ocorrer rompimento da isolação das trilhas. Fica a cargo e responsabilidade do cliente fazer a isolação, não nos responsabilizamos por curto circuito da placa de alumínio com a mesa caso ocorrer algum problema na isolação.

FICHA TÉCNICA DA MESA

 240x240mm | 127/220V 

Medidas

Dimensão externa: 240x240mm
Medidas entre furos: 230x230mm
Área útil para impressão: 220x220mm
Espessura: 1.6mm

 

Tensão e consumo

Tensão: 127/220V (Consulte manual para instalaçãol)
Resistência: 11.7 Ohms (Variação de +/- 10%)
Consumo em 127V: 4.2A
Consumo em 24V seguindo instruções do manual: 4.2A

 

Temperatura e tempo de aquecimento

Temperatura máxima: 150°C
Temperatura máxima recomendável para não danificar a mesa: 130°C
Tempo de aquecimento até 110 graus: 4 minutos 


Material

FR4 (material não inflamável e superior ao alumínio).

 

Informações adicionais
Pode ser escareado para encaixar a cabeça do parafuso: SIM.
Cabos: Não acompanha cabos soldados.
Base/Suporte de apoio: Uso não obrigatório.

Problemas e soluções

Mesa não aquece

1) Meça a resistência da mesa com multímetro na escala de ohm e verifique se está de acordo com a especificação que você encontra abaixo da página do produto. Se estiver ok a mesa não está com problema e deve ser outro componente da impressora danificado.

2)  Verifique a configuração de firmware para o seu modelo de mesa.